PUC-SP Voltar para página inicial
 
Espetáculos
Página inicial > Notícias > IGOR GASPARINI
IGOR GASPARINI

Formado em Jornalismo pela PUC e em Ciências da Atividade Física pela USP. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, com ênfase em crítica de dança; trabalha na TV-PUC, já trabalhou na Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e é professor e coreógrafo de Danças Urbanas (street dance e Hip Hop).

Diretor e coreógrafo da Cia Profissional T.F.Style Cia de Dança, na qual destacam-se os espetáculos Deserto de Ilusões, Encontros e Desencontros e Formas – um aspecto em particular. Dentre as principais atuações da Cia estão as temporadas nos diversos teatros da cidade de São Paulo; os espetáculos apresentados no SESC Interlagos, e no SESC São Carlos, através da participação no Fundo de Desenvolvimento da Educação (FDE); e também em outras unidades da Rede SESC/SP como as intervenções no SESC Santana, e os espetáculos no SESC Bom Retiro e no SESC Taubaté. Destacam-se também a participação no Programa Cidade Palco Escola, do Teatro da Dança; no Programa Dança Vocacional , pelo Teatro João Caetano; no CEU Aricanduva; a participação com espetáculo, fórum e workshop na programação do ABCDança, em cidades da Grande São Paulo; além do workshop A teoria e a prática do hip hop  e espetáculos que fizeram parte da programação de edições da Virada Cultural de São Paulo. Recebeu ainda o Prêmio de Melhor Coreógrafo na categoria Dança do 10º Prêmio Jovem Brasileiro.

Foi convidado para ministrar workshops na cidade de Arhem, na Holanda, e realizou aperfeiçoamento em Nova York, nos Estados Unidos, pela Broadway Dance Center. Também realizou cursos em outros locais dos Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Itália e Argentina.

Realizou cursos com os principais nomes do Hip Hop Nacional e Internacional como: Brian Green (USA), de “Wacking”, “House” e “Free Style Hip Hop”; Henry Link (USA), Buddha Strech (USA), Rhapisody (USA), La Jon Dantzler (USA), Eric Negron (USA), Janelle Cambridge (USA), Brian n Scott Nicholson (USA), Ryan Davis (USA), Neil Schwartz (USA), Joanna Numata (USA), Grimes (USA), Eric Jenkins (USA), Jared Jenkins (USA), Jamie J. (USA) e Luam (USA), de “Free Style Hip Hop”; Laure Courtellemont (FRA), de “Ragga Jam”; Tavia N Tamara (JAM), de “Dancehall”; Archie (USA), Alyssa Chloe (USA) e Pricess Lockeroo (USA), de “Wacking” e “Voguing”; Dheeraj Asarfi (HOL), de "Free Style Hip Hop"; Lorena Ercolani (ITA), de "Free Style Hip Hop"; Pablo Amodio (ARG), de “House Dance” e Luca Amitrano (ITA), de "Funky Styles".

Dança ainda profissionalmente como convidado pelo Grupo DivinaDança e pela KD Cia de Dança - em dança contemporânea; já dançou pela Cia de Performance, renomado grupo dentro do Free Style Hip Hop e foi dançarino e coreógrafo do Bombelêla Dance Company, grupo que trabalha com estilos clássicos do hip hop e é precursor da dança inclusiva. Dançou por dois anos com a apresentadora Eliana da Rede Record, foi coreógrafo de Comissão de Frente pela Acadêmicos do Tatuapé, de 2004 a 2007, e pela Combinados do Sapopemba, em 2011, além de ter coreografado para a nova formação do Balão Mágico.

Release

Caminhamos em um deserto de ilusões; percorremos caminhos desconhecidos permeados por miragens, por surpresas. O mistério se faz presente em algo não permanente, como um deserto em constante transformação. Cada movimento corporal expressa um enigma que nos envolve e nos remete a sensações, que são experimentadas e transmitidas de maneiras diferentes, surpreendendo-nos. Somos um eterno segredo trancado em um quarto com a porta aberta e, ao final, a vida não passa de uma efêmera ilusão. Permita-se! Surpreenda-se! Iluda-se!

Dez bailarinos em cena procuram encontrar caminhos, descobrir o desconhecido, surpreenderem e serem surpreendidos a cada instante do espetáculo. O processo criativo contou com a interpretação de textos escritos pelos próprios intérpretes e diversas cenas são improvisadas, com o intuito de que a cada apresentação, tenhamos um espetáculo diferente.

Uma característica marcante de Deserto de ilusões é a música erudita interpretada ao vivo por dois bailarinos, mesclada com o extremo do popular, a trilha de hip hop. E assim como na trilha, o elenco também apresenta essa qualidade híbrida; corpos experientes em dança contemporânea, ballet clássico, outros em artes marciais, dança do ventre, além, claro das danças urbanas; faz com que a fusão de linguagens seja um grande diferencial deste espetáculo.

Ficha Técnica

Deserto de Ilusões

  1. Direção Geral e Coreografias: Igor Gasparini
  2. Direção Artística: Frank Tavanti
  1. Direção musical e Desenho de luz: Igor Gasparini
  2. Cenografia: Frank Tavanti e Igor Gasparini
  3. Técnico de Iluminação: Gustavo Guerra

  1. Duração: 60 min
  2. Classificação: Livre

 

  1. Elenco:
    Bruna Sant’Anna, Frank Tavanti, Fábio Rantiquieri, Helon Hori, Igor Gasparini, Márcia Marcos, Marcos Werneck, Melissa Fernandes, Natália Moura.

  1. Estagiários:
    Allan Leroy, Bianca Emy, Jonathan Santos, Luiz Paulo Cordeiro, Mayara Rosa e Verônica Lopes.

 

DIA 1º DE ABRIL - às 20h - no TUCARENA

 

Espetáculo Deserto de Ilusões 
com T.F.Style Cia de Dança

+ Conversa com o Público

+ Banca de Conclusão do curso de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural com o trabalho:
"A comunicação entre dança e público: O papel do coreógrafo e do jornalismo cultural na construção da relação obra-espectador"

Autor: Igor Gasparini
Orientação: Profa. Dra. Helena Katz

Membros da Banca:
Rejane Cantoni e Dora Leão


Galeria de fotos
Sem Pensar Sem Pensar Sem Pensar
Rua Monte Alegre, 1024 . Telefones: Administração (11) 3670-8470 / Secretaria: 8458 / Locações: 8460 / Comunicação: 8462
Copyright © 2011 Teatro Tuca. Todos os direitos reservados.
| DTI-Núcleo de Mídias Digitais