Fórum Internacional de Dança terá ação na capital paulista com a coreógrafa e pesquisadora Lynda Gaudreau, da Cie De Brune (Canadá).
O Fórum Internacional de Dança apresenta para esta edição uma novidade: o FID Autobiografias, que será realizado em São Paulo, no dia 20 de outubro de 2011, às 20 horas, no Teatro TUCA – Teatro da PUC SP, Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes. "Em 2011 o FID, novamente inova, apontando um caminho ainda não percorrido por festivais de dança contemporânea no Brasil. Seu primeiro desafio é estender-se para outro estado mantendo seu formato já consagrado de Fórum Internacional de Dança. Suas atividades em SP manterão o respeito ao perfil local da dança, uma vez que no estado de São Paulo convivem quatro cursos universitários de dança (Unicamp, PUC-SP, Anhembi Morumbi e FAP). Sendo assim o FID em São Paulo propõe a uma relação mais direta com a formação profissional universitária de dança, por entender ser este segmento como o mais importante a ser fortalecido no Brasil", descreve Banana, diretora artística do FID.
Para a realização deste projeto o FID conta com a colaboração de um parceiro estratégico: O TUCA – Teatro da Universidade Católica de São Paulo.
Para inaugurar suas atividades em São Paulo, o FID conta com a curadora, pesquisadora e diretora da Cie De Brune (Canadá), Lynda Gaudreau. A coreógrafa cria trabalhos ambientais abertos à colaboração e a práticas artísticas, frequentemente minimalista e, desenvolvido em séries, seus trabalhos são essencialmente um jogo em quantidades de tempo, espaço e movimento. Sua coreografia está em diálogo com as artes visuais, arte sonora, filosofia, literatura, cinema e arquitetura, suas atividades englobam a criação de coreografia para o palco, geralmente focada na forma de solo; trabalhos de curadoria que encorajam a interseção da dança e das artes visuais; encorajamento da produção de criações artísticas no De Studio, um estúdio experimental, como orientadora ou mentora.
A prática coreográfica de Lynda Gaudreau é colaborativa e acolhe artistas da dança e de outras disciplinas. Ela convida artistas a colaborarem com suas próprias criações assim como cria projetos com e para seus pares. Com seu trabalho a coreógrafa e sua Compagnie De Brune tem colaborado com algumas das mais prestigiosas organizações artísticas do Quebec, Canadá e Europa. Por muitos anos, na década de noventa, Lynda foi colaboradora do Festival Klapstuk em Leuven (Bélgica). Além do Klapstuck, outras organizações belgas das mais prestigiosas, também apoiaram seu trabalho enquanto Lynda e sua cia trilhavam uma carreira internacional, sobretudo na Europa.
Desde 2001, o Théâtre de la Ville, em Paris apresenta quase todos os seus trabalhos e também coproduziu suas obras mais recentes. Como professora convidada da coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker/Grupo Rosas. Ministra frequentemente, aulas na escola P.A.R.T.S. (Performing Arts Research and Training Studios). Seu trabalho é apresentado em diversos países como: Canadá, Brasil, Áustria, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Croácia e Israel. Além de suas produções, seu processo coreográfico inclui uma considerável proporção de trabalho curatorial e de orientação. Desde 2005, ela instiga vários eventos em Montreal, principalmente para as gerações de jovens artistas, tais como o Clash, projeto de Meg Stuart, e o In Limbo, apresentados em parceria com o Tangente.
Informações Gerais
Data
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011
Local
TUCA – Teatro da PUC-SP – Auditório Paulo Freire
Rua Monte Alegre, 1024 - Perdizes – São Paulo – SP
Horário
20h
ENTRADA GRATUITA
Mais informações: www.fid.com.br e 11 3670-8453
|