Estreia
13 de agosto
Temporada
Até 20 de Novembro
Dias
Sábado e domingo às 16h
Duração
50 minutos
Indicação de faixa etária
Livre
Local
Tucarena – PUC-SP
Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes
(Entrada pela Rua Bartira)
Capacidade
300 lugares
Vendas
Pela Internet: www.ingressorapido.com.br
Central de Vendas: (11) 4003-1212
(aceita todos os cartões de crédito)
Horários de funcionamento da bilheteria:
De terça-feira à domingo das 14h00 às 20h00.
Formas de Pagamento:
Amex, Aura, Diners, Dinheiro, Hipercard,
Mastercard, Redeshop, Visa e Visa Electron.
Estacionamento conveniado:
Riti Estacionamentos - Rua Monte Alegre, 835 - R$15,00 - Tel.: (11) 3167-7111 (Valor válido somente mediante a apresentação de ingressos das peças em cartaz no TUCA)
Sobre o espetáculo
Atualizada e contextualizada montagem reúne obras do folclore brasileiro, eternizadas por nosso compositor erudito mais popular e que ainda povoam e enriquecem o universo infantil; Fábio Saltini, Julia Duarte, Ricardo Monastero e Isabely Tomazi estão no elenco, e a direção musical é de Carlos Bauzys
Mais do que mostrar porque essas músicas tornaram-se cânticos clássicos, interessa à direção de Iacov "contextualizar e atualizar essas criações e os temas que explicitam ou sugerem". Ele procura evitar um tom passadista ou demonstrativo, e quer manter o encantamento que agrada várias gerações. Ao seguir o que Villa-Lobos dizia – "a melhor maneira de reeducar o espírito é aproximar-se das crianças, conviver com elas" – espera contagiar adultos também.
Canções que todo mundo conhece (Ó ciranda, ó cirandinha, Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Sambalelê, Sapo Cururu, Nesta rua tem um bosque, Pirulito, Os escravos de Jó e A canoa virou) e menos populares como Vamos ver a mulatinha, Vamos maninha, Garibaldi foi à missa e A moda das tais anquinhas estão no programa. Complementam a lista o Trenzinho caipira, Rosa amarela, trechos de choros e das Bachianas, que não estiveram nas montagens ocorridas em 1986 – quando a peça estreou – e em 1992.
Essas obras foram recolhidas do folclore brasileiro por Villa-Lobos. Iacov explica que para algumas canções, o maestro compôs uma introdução; em outras uma "parte B", e que todas foram publicadas nos livros Ciranda e Guia prático, para que as crianças pudessem tocá-las ao piano.
Villa-Lobos das crianças – Espetáculo musical de cantigas populares "reúne canções esparsas para concretizar dramatizações cênicas com ações e não com palavras", explica o diretor, que em 2011 completa 40 anos como diretor de teatro, e 49 anos como integrante dos mais diversos espetáculos, de ópera a shows, muitos deles premiados.
Fábio Saltini, Julia Duarte, Ricardo Monastero e Isabely Tomazi encabeçam o elenco, que contará com a participação de Viviane Godoy (piano), Klayber Varela (clarinete e flauta), Daniel Rocha (violão, cavaquinho e sanfona) e Silvana Raazzante (fagote). A direção musical é de Carlos Bauzys.
A realização desse trabalho coincide com a obrigatoriedade do ensino de Música no Ensino Fundamental e Médio (Lei 11.769 sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva), que passa a vigorar a partir de agosto de 2011. Para estabelecer o processo de formação de público de MPB e do chamado Teatro Musical, a produção prepara um plano para atender ao maior número de escolas e alunos.
Nas suas primeiras montagens, sempre com a direção de Iacov, Villa-Lobos das crianças... a peça recebeu os mais importantes prêmios do teatro infantil, e foi recomendada até mesmo para adultos. A peça surgiu como iniciativa de Guida Borghoff e teve entre seus integrantes Celine Imbert.
Equipe técnica:
Direção: IIacov Hillel
Elenco: Fábio Saltini, Julia Duarte, Ricardo Monastero e Izabely Tomazi
Direção Musical: Carlos Bauzys
Produção: Fixação Marketing Cultural
Músicos: Daniel Rocha, Daniel Rocha, Silvana Raazzante e Viviane Godoy