Preocupado em preservar, valorizar e compartilhar parte de sua história, o TUCA - Teatro da Universidade Católica (PUC-SP) criou em 2005 o Centro de Documentação e Memória. Desde o início de suas atividades, o Centro adota procedimentos sistemáticos de guarda, tratamento e difusão de seu acervo documental, que inclui vasto material sobre espetáculos consagrados apresentados nos palcos deste Teatro.
Em 2010, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio do Banco Safra, o CDM Tuca sofreu adequações físicas para receber mobiliário, equipamentos e materiais adequados à conservação de documentos de importância social. Ainda em 2011, uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo possibilitou o desenvolvimento do projeto de digitalização de parte substancial do acervo, aumentando as possibilidades de preservação e difusão de séries expressivas de cartazes teatrais, fotografias e, sobretudo, dos processos administrativos que permeiam a execução dos espetáculos nos palcos do Teatro.
O acesso aos arquivos do Tuca permite a revelação de conteúdos e tendências culturais e sociais, por meio da análise da natureza e perfil dos espetáculos musicais e teatrais, dos eventos científicos e políticos, dos atos e manifestações que aqui o Teatro serviu de espaço.
Principais objetivos
- Gerenciamento do arquivo corrente, intermediário e permanente da Instituição
- Difusão do acervo de fase histórica e de interesse público
- Aquisição de novos acervos – arquivístico ou biblioteconômico – complementares e similares ao do Teatro, com o cuidado de não misturá-los com o principal acervo do Centro – o Fundo TUCA
- Desenvolvimento de projetos de história oral
- Participação e promoção de eventos em suas áreas de atuação
|